CICLOS DO FEMININO

Enxergar e registrar a maneira peculiar e intensa que as mulheres vivem cada fase da vida é o objetivo do projeto #ciclosdofeminino, da fotógrafa Grazi Ventura. Através da fotografia, o projeto propõe documentar com muita sensibilidade e veracidade um dia inteiro de uma mulher representante de cada um dos ciclos escolhidos pela fotógrafa. O resultado será mostrado em uma exposição durante a próxima Feira Fotografar, em março de 2017.

"Sete anos atrás duas coisas mudaram a minha vida como mulher para sempre: a maternidade e a mudança para uma profissão conectada ao meu coração. Comecei, mesmo que sem saber, uma intensa jornada em direção ao meu centro, acessando valores e características muito intensas e femininas dentro de mim. Minha vida e profissão se misturaram e logo em meus primeiros projetos fotográficos o universo feminino esteve sempre muito presente", explica a fotógrafa.

Desde então, Grazi vem fotografando mulheres em diferentes fases da vida, percebendo através de suas lentes que cada uma delas vive um ciclo peculiar, assim decidiu transformar essa experiência em um projeto fotográfico.

A fotógrafa inicialmente escolheu sete ciclos da vida – representando infância, adolescência, casamento, gestação, maternidade, maturidade e terceira idade -, baseados na máxima de que a vida transcorre de 7 em 7 anos. "Em um mundo onde mulheres buscam seu lugar e seu empoderamento, o projeto é, acima de tudo, um convite visual ao autoconhecimento", comenta Grazi.

A principal musa do projeto é a filha de sete anos de Grazi, que é fotografa constantemente para seu outro projeto #memoriasdafilhinha e aqui representa a fase da infância.

Em março de 2017 este projeto ganhou uma exposição na Feira Fotografar que é organizada pela Revista Fhox e reúne todos os anos em São Paulo fotógrafos de todo Brasil

O Ciclo da Maternidade

Dos 42 aos 60 anos amadurecemos nossa capacidade de realizar. Temos mais presença de espírito e fazemos o que nos

O Ciclo da Infância

Do 0 aos 7 ganhamos a consciência do EU, aprendemos a andar, falar e pensar. Vemos um mundo muito bom

O Ciclo da Independência

Dos 21 aos 28 anos desenvolvemos nossas primeiras habilidades técnicas e passamos a representar alguns papéis na sociedade. Buscamos um

O Ciclo da Gestação

A gestação acontece geralmente na fase dos 28 aos 42 anos quando passamos por um amadurecimento psíquico e físico. É

O Ciclo da Experiência

Fotografar a Monika, 68, foi definitivamente um aglomerado de experiências. Monika imigrou pra o Brasil da Austria aos 6 anos

O Ciclo da Adolescência

Dos 14 aos 21 desenvolvemos o nosso idealismo e o sentido crítico. O que somos, o que queremos ser, o
Logo SEOX - Sites para Fotógrafos